Sobre o autor

Oi...duas pessoas escreveram sobre mim..  Deixo  que   elas apresentem o  autor  deste  blog...


Texto de   Fabiane Duarte de Sousa - Professora de Literatura

Luiz Felipe Nicolato, nasceu em 1958 em uma cidade encravada no interior de Minas Gerais : Rodeiro. Localizada na Zona da Mata Mineira.

Filho de tradicional família de descendentes  italianos a qual sempre se manteve enraizado  e onde  sofreu influência direta da avó materna -  Sílvia de Azevêdo Nicolato -  escritora nata , 96 anos e que está na terceira  publicação de seu livro .
Pessoa simples e de alma generosa, Luiz  Felipe Nicolato , optou, como profissão , pela carreira de consultoria em Sistemas de Informações. Sempre encontrou,  na escrita, uma forma de permuta de pureza de sentimentos sensibilidade com a energia que nos envolve.
Apreciador dos acontecimentos do dia -a -dia, afirma   viver um dia de cada vez, porém intensamente. Não acredita em sorte e sim em oportunidades. Adotou, como  estilo pessoal  a máxima de Winston Churchill : "Não adianta falar que estamos fazendo o melhor que podemos . Você tem que conseguir fazer o que é necessário !".
 Dentro desse princípio que acredita ser sua história de vida, tem uma boa perspectiva de análise e crítica onde chega ao equilíbrio ordenando a emoção e a razão. Mas afirma que é através da razão  que consegue controlar a emoção.
Tem como hábito não desperdiçar a energia que o envolve .Tenta aprimorar e transmitir  idéias otimistas mesmo tendo como tema principal em seus poemas a melancolia e a saudade de um amor sempre distante .
Seus poemas apresentam características que se misturam com a própria imagem real do poeta: sensibilidade, harmonia e uma profunda ânsia de expressar o sentimento que o envolve – o amor.
Sua obra flui de saborosa a densa na linguagem que se pretende singela e que se expande para o universal , de um mundo interno que é cenário frágil e que comporta as emoções do outro. Por vezes, busca a essência do ser humano e de si mesmo num interior doído, complexo , vulnerável e só.
 O autor nos deixa, ao ler seus poemas, com as chaves que queimam em nossas mãos. Cabe a nós abrir as portas do nosso destino.
 Diante de sua sensatez Luiz Felipe Nicolato nos deixa um de seus aforismos preferidos:
“O sucesso é uma idéia relativa ; ele pode ser uma coisa para você e pode não ser a mesma coisa para outro . Por isto , cada um de nós é quem vai determinar e definir o seu”.


Texto de  Ana Rique - Escritora, Psicoterapeuta e Consultora

Falar de Luiz Felipe Nicolato é falar de sensibilidade, amorosidade, gentileza, tranquilidade. Uma pessoa que de forma transparente percebe o mundo e seu mundo, transpondo-o para o papel com uma facilidade imensa e, nos fazendo em cada poema nos ver desnudos, quase que transparentes, diante do que ele nos fala através das palavras.
Seu olhar emocional-descritivo nos perpassa como um raio, buscando entender além da pele, mas resgatando no íntimo, de cada um de nós, as diversas passagens que ele, eu e você vivenciamos em nossas vidas, nos vários anos que dela participamos.
Quando conheci o Luiz Felipe, pude logo perceber seu jeito sereno no falar e agir, mas o que me chamou mais atenção foi seu olhar profundo ao mesmo tempo despretensioso, logo nas primeiras conversas, fui descobrindo as milhares de infinitas formas que ele tem de ver o mundo, trazendo à tona toda uma vida/viver que pede por ser resgatada, valorizado, mobilizado, conscientizado e, porque não dizer, ditar aos quatro cantos do mundo de forma simples, mas verdadeira o que é viver, conviver e sobreviver.
Em cada poema ele nos possibilita uma viagem através do tempo, cada um encontrando-se em seu tempo ontem, hoje e talvez amanhã. A certeza que tenho é que ele conseguiu e consegue transmitir com sutileza, momentos, sentimentos, sensações e emoções que tentamos por vezes esconder até de nós mesmos, driblar para que nossa consciência nos cobre menos, tanto em falas como em atitudes diferenciadas no dia-a-dia.
Há um misto de magia, fantasias, devaneios, sonhos e porque não dizer, loucuras sadias que escondemos de nós mesmos e aqui nos deparamos com elas através das palavras do Luiz Felipe. Palavras, frases e parágrafos em construções diversas que mesmo sendo dele, sinto que também são minhas e suas, pois expressam, pelo menos para mim, o que nunca tive coragem de dizer.
Aqui nos encontramos com amores de ontem, de hoje e sempre; com emoções vividas, sofridas e felizes; também com imagens, passagens, fatos, encontros e desencontros que jamais saíram de nossas mentes; choros guardados, dores silenciosas, vivências únicas dele que também são minhas e suas e, descobrimos que estamos mais presos ao nosso passado emocional do que imaginamos.
Cabe ao leitor, se deleitar na profundidade do que aqui é dito mesmo em palavras, mas sinto, percebo e vejo puras emoções que ecoam no ser de forma simples e ao mesmo tempo forte.
Este é o Luiz Felipe Nicolato, uma pessoa de pura LUZ, AMOR e EMOÇÃO que fará com que eu e você possamos nos abrir mais e sermos mais transparentes conosco, com o outro e com o mundo em nosso eterno amar e viver.