quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cético, quem, eu?

Ceticismo, o que define o que é e os que podem ser e os que são céticos? Existem pessoas céticas?

Ser cético, é olhar à distância, querer examinar... Pensar que não existe nada de absoluto sobre as verdades. Mesmo por que, na vida só existe uma verdade absoluta, todos nós iremos partir para uma outra dimensão, cedo ou tarde, mas, todos nós iremos partir.

Não irei dissertar sobre o métodos filosóficos ou científicos... Apenas questiono, penso, e uma amiga cética, me fez pensar em minhas verdades""

Apenas por que pessoas céticas, apesar de serem extremamente racionais, muitas vezes se permite levar pela emoção. O fato de não crer em tudo que é dito ou afirmado, é proprio do ser humano que busca o conhecimento e as quebras de paradigmas existentes. Algumas vezes, pessoas que sofreram opressão em algum momento tornam-se medrosos e não céticos.

Se buscarmos uma definição em um dicionário, iremos encontrar que o cético é “um indivídio descrente ou que duvida de tudo”.

O que consiste duvidar de tudo?

A propria falta da crença não seria o inverso da mesma, pensando que a crença de que algo não é possivel? Ter crença e poder Crêr, e os descrentes ou os céticos também crêem! A diferença é que partem da oposição de idéias no pressuposto de que fica facilmente de esconder um paradoxo. O medo em viver plenamente, talvez uma verdadeira armadilha para o ego ou simplesmente auto defesa.

Muito comum conhecermos pessoas que afimam serem céticas em relação a um determinado assunto. Mas o que realmente representa ser cético?

Alguém se que apresenta como cético, provavelmente, ainda não identificou o paradigma em que ele vive. Talvez, por isto seja necessário uma reflexão:

É o que duvida de tudo? Agora, se é possível duvidar de tudo sem que exista algum paradigma para entender ou se prender. Quem de tudo duvida, em verdade, duvida de tudo e de todos. Na verdade, foge dos modelos em que se vive.

Como posso ser imparcial se não conheço o paradigma em que estou imerso?

Se sou cético e toda a verdade é relativa, apenas dependendo da minha realidade, e a minha realidade depende de coisas como cultura, leis, regras, costumes, visões crenças e o mundo muda a cada período históricos. Como não ser cético se é praticamente impossível estabelecer o que é real e irreal ou certo ou errado, o bem e o mal?
Se você Crê, não significa ser cético, mas que tem fé, e ter fé, e acreditar no que é irreal, o que é certo mesmo fazendo o que é errado.
A vida é dinâmica e com isto nós criaturas únicas nos tornamos dinâmicos, estando em mudança constante.

Apenas Creio, e por indagar questionar, não faz de mim um cético, apenas alguem buscando o conhecimento. Muitas vezes, para adquirir mais conhecimento se faz necessário esvaziar todos os potes do conhecimento adiquirido.

Pense nisto e seja cético ou não, apenas crê!

Uma contradição??

Somos humanos, mortais.. e contraditórios por natureza.



Todos os direitos reservados ao autor Luiz Felipe Nicolato ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou dotexto e tem algo a dizer sobre ele, por favor, comente-o, mas, somente comentários relativos ao conteúd do blog, caso contrário poderá usar o MURAL DE RECADOS.
Obrigada pela visita!
Que seu dia seja perfeito e de muita PAZ.