terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Coragem




Palavra originada do latim coraticum que determina a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a intimidação ou a incerteza.

Uma pessoa corajosa é a pessoa que, mesmo com medo, faz o que é preciso fazer. Pode ser dividida em física e moral.

Um homem com coragem motiva-se ir mais além. Enfrenta os desafios do dia a dia com confiança e não se preocupa com o pior. O sentimento de medo pode ser constante, mas, o impulso o leva a ir mais adiante. Coragem é o sentimos em momentos de temor ou em situações difíceis. Coragem é o que o leva a viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos mais terriveis de nossas vidas.

Ter coragem é manter a confiança nos momentos de temor ou em momentos difíceis. Platão correlaciona coragem entre razão e dor. A coragem é o uso da razão em despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus principios a despeito do prazer e da dor. Os animais, mesmo os irracionais demonstram coragem principalmente devido aos seus instintos mais primitivos e pela necessidade de sobrevivência.

Segundo Aristóteles, coragem é a primeira das virtudes humanas, pois garante todas as outras. Uma pessoa não se lança em um rio congelado para ser herói. Ela se joga, para salvar o filho ou alguém e isto não o torna um ser um covarde. E quando acaba salvando o outro, salva-se a si mesmo da indignidade. Claro que, se tudo isto fosse medido ou refletido ante, jamais teríamos coragem.

Em nossas vidas, que constantemente estamos testando à nossa coragem. Coragem que se baseia em não desistir, apesar dos obstáculos e sofrimentos. Coragem que aparece quando não nos deixamos dominar pelo medo e assumimos a responsabilidade de nossos atos.

É interessante observar que a coragem surge quando decidimos enfrentar o que tememos, pois ela não é ausência de medo.

A coragem acompanha a realidade, não luta contra ela; não é sinônimo de agressão, é resultado da aceitação do que se pode fazer e do que não é possível mudar.

A coragem não reside somente em grandes ousadias, mas em pequenas conquistas diárias sobre o pessimismo, sobre a incompreensão, sobre o medo, sobre a rigidez de atitudes e idéias, sobre a intolerância.

A coragem aparece quando, mesmo ansiosos perante o novo, continuamos em frente e nos aventuramos a viver o hoje, sem deixar que o medo do futuro ou a sombra do passado paralise nossas vidas.

Ter coragem também é um exercitar diário, é uma escolha antes de tudo que, à medida que realizamos, faz com que nos tornemos mais confiantes e orgulhosos de nós mesmos.

De qualquer maneira, devemos prestar homenagens aos heróis do cotidiano. Gente simples, algumas sem estudo, mas capazes de educar seus filhos com respeito,amor e dignidade. Grandes gestos anônimos são praticados todos os dias, em todas as classes sociais. E em geral, ninguém se dá conta da grande importância e sublime humildade do verdadeiro herói, que não se considera um...

Parafraseando Allan Kardec “ Os homens é assim, o árbitro constante de sua sorte, iremos colher o que semeamos na terra, seja os frutos de nossa coragem ou de nossa fraqueza”.

Mude agora e tenha coragem para a mudança e reforma intima!!

Pense nisto, mas pense agora.


Todos os direitos reservados ao autor Luiz Felipe Nicolato ®

2 comentários:

  1. Luiz F. Nicolato,
    Agradeço-lhe por dividir tua visão sobre este assunto de tão honrada e sublime relevância.

    Diego Pereyra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego,
      Obrigado pela visita e pelo incentivo.
      Em nosso dia-a-dia, precisamos ter coragem para fazer o que é certo.
      Não por que todos fazem!
      Somos únicos portantos não sejamos cópias.

      Excluir

Se você gostou dotexto e tem algo a dizer sobre ele, por favor, comente-o, mas, somente comentários relativos ao conteúd do blog, caso contrário poderá usar o MURAL DE RECADOS.
Obrigada pela visita!
Que seu dia seja perfeito e de muita PAZ.