quinta-feira, 11 de maio de 2017

Parábola O Bom Samaritano


Na introdução do Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec relata a origem desta rixa.
Após o cisma das dez tribos, Samaria se constitui  a capital do reino dissidente de Israel. Destruída e reconstruída varias vezes, tornou-se , sob os romanos a cabeça da Samaria, uma das quatro divisões da Palestina. 
Aversão profunda datando da época da separação. Perpetuou-se entre os dois povos, que evitavam todas as relações recíprocas. Aqueles, para tornarem maior a cisão e não terem de ir a Jerusalém pela celebração das festas religiosas, construíram um templo para si e admitiam o Pentateuco que continham a lei de Moises e rejeitavam todos os outros livros que a esse foram posteriormente anexados.
51 Ora, quando se completavam os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém.   
52 Enviou, pois, mensageiros adiante de si. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe prepararem pousada.   
53 Mas não o receberam, porque viajava em direção a Jerusalém.   
54 Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir [como Elias também fez?]   
55 Ele porém, voltando-se, repreendeu-os, [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.]   
56 [Pois o Filho do Homem não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las.] E foram para outra aldeia.   
(Lucas 10: 25-37) Então, levantando, disse-lhe um douto da lei para o tentar:  Mestre, que preciso fazer para possuir a vida eterna?
Respondeu-lhe Jesus: Que é que esta escrito na Lei? Que é que lês nela?
Ele respondeu: (Deuteronômio 6:4) Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com todas  as tuas forças e coração, de toda tua alma, com todas as tuas forças e de todo o teu espírito e (Levítico 19:18) a  teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe Jesus: Respondeste muito bem; faze isso e viverás.
Mas, o homem, querendo parecer que era justo, diz a Jesus: Quem é o meu próximo?
Para os Judeus ortodoxos, eles eram heréticos, portanto, desprezados, anematizados e perseguidos.

TORÁ (A Lei): 

Bereshit (No princípio...) (Gênesis) 
Shemot (Os nomes...) (Êxodus) 
Vayikra (E Ele chamou...) (Levítico) 
Bamidbar (No deserto...) (Números) 
Devarim (As palavras...) (Deuteronômio) 

NEVIIM (Profetas): 

Yehoshua (Josué) 
Shoftim (Juízes) 
Shmuel (I & II Samuel) 
Melakhim (I & II Reis) 
Yeshayah (Isaias) 
Yirmyah (Jeremias) 
Yechezqel (Ezekiel) 


O que queria dizer o doutor da lei, com a expressão "possuir a vida eterna"?
Ele referia-se ao estado de bem-aventurança, que apenas os espíritos dos justos conseguem alcançar.
Estamos na Terra para nos aperfeiçoar. Por isso, é fundamental que conheçamos os caminhos que conduzem à perfeição.
Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
Não são as práticas exteriores ou os rótulos religiosos que nos conduzem às situações melhores, mas os nossos atos de caridade para com o próximo, por amor a Deus.  A religião apenas esclarece.
Jerusalém representa o sagrado, os níveis superiores e Jericó o nível mais baixo, o afastamento do sagrado. O nível egoístico do homem. É ir para longe da essência de amor que somos. Ir para longe do amor divino, centrada apenas em seu bem estar e em detrimento dos outros.
Caiu em poder de se salteadores... São os próprios sentimentos  egoísticos, como o desamor, indiferença, crueldade.. As LEIS divinas estão em nossa consciência, descer significa em não cumprir estas leis.

Descia um homem de Jerusalém a Jericó...
Para entender isso, há que compreender que, de fato, para ir de Jerusalém a Jericó se desce, pois Jerusalém situa-se a 2.000 metros de altitude, e Jericó, junto ao mar Morto, está a 250 metros abaixo do nível do mar.
Uma pessoa que deseja realizar o bem busca ambientes que combinem com este desejo. Contudo, a pessoa que esta descendo, buscando deliberadamente o mal, esta em busca  de ambientes onde existem estes salteadores de todos os tipos, encarnados e desencarnados. Jesus, neste versículo de forma profunda, nos mostra o próprios mecanismos da vida, especialmente o de causa e efeito.
Os salteadores despojam, cobrem de ferimento e deixam a pessoa semimorta...
Quando damos vazão aos sentimentos negativos, atraímos os espíritos inferiores que vão se aproveitar deste sentimento e irão agir como salteadores, perturbando-nos ainda mais.
Isso é efeito e não causa. A causa são os salteadores internos que trazemos. São eles que atraem não somente os desencarnados, mas o encarnados que ainda se comprazem no mal.
Aconteceu em seguida que um sacerdote , descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante.
O sacerdote era o máximo em termos de poder em Israel, um estado teocrático na época. Era ela que interpretava as leis. Jesus nos convida a refletir sobre o significado...
Demonstra que o homem caído já estava colhendo os frutos do egoísmo, e o sacerdote estava plantando o egoísmo para colheita no futuro.
Um levita, que também veio àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante
O levita, um membro da tribo hebraica sacerdotal de Levi, fez a mesma coisa que o sacerdote. O Levita, um interprete da lei e deveria por consciência, estar subindo e pratica o desamor, de forma egoística, agindo com indiferença.
Jesus, simboliza, tanto o sacerdote quando o levita, pessoas de destaque na sociedade Israelita, movidas pela indiferença social,
O homem caído poderia ser um sacerdote ou um levita, já que despojado de tudo, não teria como ser reconhecido... As vestes  nesta época determinava  sua origem...
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão; 
Mas um samaritano, que ia de viagem, Jesus de forma magistral, coloca os termos na hora certa... O samaritano apenas ia de viagem, nem subia nem descia...
Isto demonstra o nível  de consciência do samaritano... Mais elevado, diferentemente do homem que estava caído, do sacerdote e do levita.
chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão ... Na língua portuguesa, compaixão representa dó, pena, mas na psicologia podemos pensar que compaixão é filho dileto do amor... Ao contrato da pena e da dó que é avaliado como um necessitado.
Compaixão gera solidariedade, por isto o samaritano percebendo o semimorto o  ajudou a reviver...
e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.
Aqui o Samaritano toma todas as providencias para auxiliar o homem a reviver.
No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu te pagarei quando voltar.
Após tomar as providencias para que o homem continue a reviver, o Samaritano volta a sua vida normal.
Muitas vezes no movimento espirita  vemos acontecer, um trabalhador da Seara do Senhor, leva o necessitado para dentro de sua casa e muda toda sua rotina.
Jesus demonstra de forma inequívoca que ele retoma sua viagem, após prestar auxilio necessário sem desviar o o outro da sua realidade.
Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo.
Percebam que o doutor da lei nem consegue dizer a palavra samaritano, tal a versão. O orgulho e à arrogância  aliada a pretensa superioridade levou ao doutor da lei simplesmente dizer: aquele que usou de compaixão para com ele.
Por que, ao contar a parábola, Jesus escolheu o samaritano, e não o sacerdote ou o levita, para prestar auxílio ao necessitado?
A fim de deixar bem claro que praticar a caridade não é prerrogativa das pessoas religiosas, mas procedimento comum às almas nobres e compassivas, ainda que, às nossas vistas, pareçam distantes de Deus, por não possuírem religião.
O doutor da Lei; instruído, astuto, soube colocar a questão, porém é orgulhoso e presunçoso, mas responde acertadamente
JESUS; O Mestre, indulgente, enérgico, bom, sábio, educador, o Ser consciente, esclarece com profundidade, Faze isso, e viverás
O homem; o Mestre situa-o simplesmente “um Homem” não lhe identifica a raça, a cor, a posição social ou outra particularidade
Os ladrões; O ser, mais no animal do que espiritual, mais nas trevas, do que à luz, indivíduos ainda numerosos em um planeta de Expiações e Provas
A critério de cada um (estilo e inspiração), porém, exponho o que eu entendo e procuro propagar. A palavra acoplada ao sentimento. Exaltando a excelência da Doutrina Espírita; Esclarecedora, Consoladora, Libertadora, e Dinâmica. 
Convidar os presentes a reflexão do tema apresentado, lembrando que a Doutrina Espírita é a Doutrina da razão; e tem como objetivo principal a transformação moral do Ser Alertar que esta parábola bem interpretada é o melhor ensino que nos esclarece que a caridade é a virtude indispensável na evolução do homem, e nessa virtude, que a espiritualidade Superior inspirou o Codificador a alicerçar a Doutrina na máxima “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO”.
Porém, esses esclarecimentos dispensados aos Espíritas, implicam em responsabilidades, propagar a Doutrina e colocar em prática a fé que professamos
Concluindo: a receita para nosso aprimoramento é: vigiar e orar, estudar, trabalhar, servir, ser solidário, ser fraterno e praticar a caridade. Em suma; fazendo a nossa parte, estejamos certos que Jesus fará o resto.
Que lição de vida Jesus nos oferece, com a parábola do Bom Samaritano?

Ele nos exorta a olhar em volta e a descobrir as feridas - aparentes e secretas - de nossos irmãos; Ele nos estimula a amenizar-lhes as dores, a consolar-lhes as aflições, enfim, a sermos seus "bons samaritanos".

"Então, vai, diz Jesus, e faze o mesmo."

Façamos um exame de consciência e vejamos quantos "feridos" deixamos desamparados na estrada da vida, por nosso egoísmo e indiferença.




Todos os direitos reservados ao autor Luiz Felipe Nicolato ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou dotexto e tem algo a dizer sobre ele, por favor, comente-o, mas, somente comentários relativos ao conteúd do blog, caso contrário poderá usar o MURAL DE RECADOS.
Obrigada pela visita!
Que seu dia seja perfeito e de muita PAZ.