Na introdução
do Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec relata a origem desta rixa.
Após o cisma
das dez tribos, Samaria se constitui a
capital do reino dissidente de Israel. Destruída e reconstruída varias vezes,
tornou-se , sob os romanos a cabeça da Samaria, uma das quatro divisões da
Palestina.
Aversão
profunda datando da época da separação. Perpetuou-se entre os dois povos, que
evitavam todas as relações recíprocas. Aqueles, para tornarem maior a cisão e
não terem de ir a Jerusalém pela celebração das festas religiosas, construíram
um templo para si e admitiam o Pentateuco que continham a lei de Moises e
rejeitavam todos os outros livros que a esse foram posteriormente anexados.
51 Ora, quando se completavam os dias para
a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém.
52 Enviou, pois, mensageiros adiante de
si. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe prepararem
pousada.
53 Mas não o receberam, porque viajava em
direção a Jerusalém.
54 Vendo isto os discípulos Tiago e João,
disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir [como
Elias também fez?]
55 Ele porém, voltando-se, repreendeu-os,
[e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.]
56 [Pois o Filho do Homem não veio para
destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las.] E foram para outra
aldeia.
(Lucas 10: 25-37) Então, levantando, disse-lhe
um douto da lei para o tentar: Mestre,
que preciso fazer para possuir a vida eterna?
Respondeu-lhe Jesus: Que é que esta escrito na
Lei? Que é que lês nela?
Ele respondeu: (Deuteronômio 6:4) Amarás o
Senhor teu Deus de todo o coração, com todas
as tuas forças e coração, de toda tua alma, com todas as tuas forças e
de todo o teu espírito e (Levítico 19:18) a teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe Jesus: Respondeste muito bem; faze
isso e viverás.
Mas, o homem, querendo parecer que era justo,
diz a Jesus: Quem é o meu próximo?
Para os Judeus ortodoxos, eles eram heréticos,
portanto, desprezados, anematizados e perseguidos.
TORÁ (A Lei):
Bereshit (No princípio...) (Gênesis)
Shemot (Os nomes...) (Êxodus)
Vayikra (E Ele chamou...) (Levítico)
Bamidbar (No deserto...) (Números)
Devarim (As palavras...) (Deuteronômio)
NEVIIM (Profetas):
Yehoshua (Josué)
Shoftim (Juízes)
Shmuel (I & II Samuel)
Melakhim (I & II Reis)
Yeshayah (Isaias)
Yirmyah (Jeremias)
Yechezqel (Ezekiel)
O que queria dizer o doutor da
lei, com a expressão "possuir a vida eterna"?
Ele referia-se ao estado de
bem-aventurança, que apenas os espíritos dos justos conseguem alcançar.
Estamos na Terra para nos
aperfeiçoar. Por isso, é fundamental que conheçamos os caminhos que conduzem à
perfeição.
Jesus, prosseguindo, disse: Um
homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o
despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
Não são as práticas exteriores
ou os rótulos religiosos que nos conduzem às situações melhores, mas os nossos
atos de caridade para com o próximo, por amor a Deus. A religião apenas esclarece.
Jerusalém representa o
sagrado, os níveis superiores e Jericó o nível mais baixo, o afastamento do
sagrado. O nível egoístico do homem. É ir para longe da essência de amor que
somos. Ir para longe do amor divino, centrada apenas em seu bem estar e em detrimento
dos outros.
Caiu em poder de se
salteadores... São os próprios sentimentos
egoísticos, como o desamor, indiferença, crueldade.. As LEIS divinas
estão em nossa consciência, descer significa em não cumprir estas leis.
Descia um homem de Jerusalém a
Jericó...
Para entender isso, há que compreender que, de fato, para ir de Jerusalém a Jericó se desce, pois Jerusalém situa-se a 2.000 metros de altitude, e Jericó, junto ao mar Morto, está a 250 metros abaixo do nível do mar.
Para entender isso, há que compreender que, de fato, para ir de Jerusalém a Jericó se desce, pois Jerusalém situa-se a 2.000 metros de altitude, e Jericó, junto ao mar Morto, está a 250 metros abaixo do nível do mar.
Uma pessoa que deseja realizar
o bem busca ambientes que combinem com este desejo. Contudo, a pessoa que esta
descendo, buscando deliberadamente o mal, esta em busca de ambientes onde existem estes salteadores
de todos os tipos, encarnados e desencarnados. Jesus, neste versículo de forma
profunda, nos mostra o próprios mecanismos da vida, especialmente o de causa e
efeito.
Os salteadores despojam,
cobrem de ferimento e deixam a pessoa semimorta...
Quando damos vazão aos
sentimentos negativos, atraímos os espíritos inferiores que vão se aproveitar
deste sentimento e irão agir como salteadores, perturbando-nos ainda mais.
Isso é efeito e não causa. A
causa são os salteadores internos que trazemos. São eles que atraem não somente
os desencarnados, mas o encarnados que ainda se comprazem no mal.
Aconteceu em seguida que um
sacerdote , descendo pelo mesmo caminho, o viu e passou adiante.
O sacerdote era o máximo em
termos de poder em Israel, um estado teocrático na época. Era ela que
interpretava as leis. Jesus nos convida a refletir sobre o significado...
Demonstra que o homem caído já
estava colhendo os frutos do egoísmo, e o sacerdote estava plantando o egoísmo
para colheita no futuro.
Um levita, que também veio
àquele lugar, tendo-o observado, passou igualmente adiante
O levita, um membro da tribo
hebraica sacerdotal de Levi, fez a mesma coisa que o sacerdote. O Levita, um
interprete da lei e deveria por consciência, estar subindo e pratica o desamor,
de forma egoística, agindo com indiferença.
Jesus, simboliza, tanto o
sacerdote quando o levita, pessoas de destaque na sociedade Israelita, movidas
pela indiferença social,
O homem caído poderia ser um
sacerdote ou um levita, já que despojado de tudo, não teria como ser
reconhecido... As vestes nesta época
determinava sua origem...
Mas um samaritano, que ia de
viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;
Mas um samaritano, que
ia de viagem, Jesus de forma magistral, coloca os termos na
hora certa... O samaritano apenas ia de viagem, nem subia nem descia...
Isto demonstra o nível de consciência do samaritano... Mais elevado,
diferentemente do homem que estava caído, do sacerdote e do levita.
chegou perto dele e, vendo-o,
encheu-se de compaixão ... Na língua portuguesa, compaixão representa dó, pena,
mas na psicologia podemos pensar que compaixão é filho dileto do amor... Ao
contrato da pena e da dó que é avaliado como um necessitado.
Compaixão gera solidariedade,
por isto o samaritano percebendo o semimorto o
ajudou a reviver...
e aproximando-se, atou-lhe as
feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura,
levou-o para uma estalagem e cuidou dele.
Aqui o Samaritano toma todas
as providencias para auxiliar o homem a reviver.
No dia seguinte tirou dois
denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a
mais, eu te pagarei quando voltar.
Após tomar as providencias
para que o homem continue a reviver, o Samaritano volta a sua vida normal.
Muitas vezes no movimento
espirita vemos acontecer, um trabalhador
da Seara do Senhor, leva o necessitado para dentro de sua casa e muda toda sua
rotina.
Jesus demonstra de forma
inequívoca que ele retoma sua viagem, após prestar auxilio necessário sem
desviar o o outro da sua realidade.
Qual, pois, destes três te
parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu
o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois,
Jesus: Vai, e faze tu o mesmo.
Percebam que o doutor da lei
nem consegue dizer a palavra samaritano, tal a versão. O orgulho e à
arrogância aliada a pretensa
superioridade levou ao doutor da lei simplesmente dizer: aquele que usou de
compaixão para com ele.
Por que, ao contar a parábola,
Jesus escolheu o samaritano, e não o sacerdote ou o levita, para prestar
auxílio ao necessitado?
A fim de deixar bem claro que
praticar a caridade não é prerrogativa das pessoas religiosas, mas procedimento
comum às almas nobres e compassivas, ainda que, às nossas vistas, pareçam
distantes de Deus, por não possuírem religião.
O doutor da Lei; instruído,
astuto, soube colocar a questão, porém é orgulhoso e presunçoso, mas responde
acertadamente
JESUS; O Mestre, indulgente,
enérgico, bom, sábio, educador, o Ser consciente, esclarece com profundidade,
Faze isso, e viverás
O homem; o Mestre situa-o
simplesmente “um Homem” não lhe identifica a raça, a cor, a posição social ou
outra particularidade
Os ladrões; O ser, mais no
animal do que espiritual, mais nas trevas, do que à luz, indivíduos ainda
numerosos em um planeta de Expiações e Provas
A critério de cada um (estilo e
inspiração), porém, exponho o que eu entendo e procuro propagar. A palavra
acoplada ao sentimento. Exaltando a excelência da Doutrina Espírita;
Esclarecedora, Consoladora, Libertadora, e Dinâmica.
Convidar os presentes a reflexão do tema
apresentado, lembrando que a Doutrina Espírita é a Doutrina da razão; e tem
como objetivo principal a transformação moral do Ser Alertar que
esta parábola bem interpretada é o melhor ensino que nos esclarece que a
caridade é a virtude indispensável na evolução do homem, e nessa virtude, que a
espiritualidade Superior inspirou o Codificador a alicerçar a Doutrina na
máxima “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO”.
Porém, esses esclarecimentos
dispensados aos Espíritas, implicam em responsabilidades, propagar a Doutrina e
colocar em prática a fé que professamos
Concluindo: a receita para
nosso aprimoramento é: vigiar e orar, estudar, trabalhar, servir, ser
solidário, ser fraterno e praticar a caridade. Em suma; fazendo a nossa parte,
estejamos certos que Jesus fará o resto.
Que lição de vida Jesus nos
oferece, com a parábola do Bom Samaritano?
Ele nos exorta a olhar em volta e a descobrir as feridas - aparentes e secretas - de nossos irmãos; Ele nos estimula a amenizar-lhes as dores, a consolar-lhes as aflições, enfim, a sermos seus "bons samaritanos".
"Então, vai, diz Jesus, e faze o mesmo."
Façamos um exame de consciência e vejamos quantos "feridos" deixamos desamparados na estrada da vida, por nosso egoísmo e indiferença.
Ele nos exorta a olhar em volta e a descobrir as feridas - aparentes e secretas - de nossos irmãos; Ele nos estimula a amenizar-lhes as dores, a consolar-lhes as aflições, enfim, a sermos seus "bons samaritanos".
"Então, vai, diz Jesus, e faze o mesmo."
Façamos um exame de consciência e vejamos quantos "feridos" deixamos desamparados na estrada da vida, por nosso egoísmo e indiferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você gostou dotexto e tem algo a dizer sobre ele, por favor, comente-o, mas, somente comentários relativos ao conteúd do blog, caso contrário poderá usar o MURAL DE RECADOS.
Obrigada pela visita!
Que seu dia seja perfeito e de muita PAZ.