terça-feira, 8 de março de 2011

Administrar o tempo para administrar a vida





Antes mesmo de dissertar sobre o tempo e como administrá-lo, se faz necessário alguns questionamentos. O que é o TEMPO? Nada mais do que uma sucessão de anos, meses, dias, horas, minutos e segundos que envolvem a noção do presente, passado e futuro. Posso voltar no passado e mudar algo que deixei de fazer em um determinado momento? Não! Não temos esse poder, apesar de que algumas pessoas vivem do passado e outras com o pé no futuro esquecendo de viver o único dia possível, ou seja, o HOJE. Isto leva a pensar que administrarmos o tempo não e ficarmos escravos do relógio e sim administrar nossa vida e não o tempo de vida que temos.
Quem tem TEMPO? É quem não tem o que fazer? Ou será o que tem o poder de organização e poder fazer o que Quer? Administrar o tempo em nossa vida é apenas uma questão de comportamento, nada mais. Não podemos ficar prisioneiros do amanhã vivendo na expectativa de um futuro que existe apenas no pensamento e na esperança, deixando as atividades do dia-a-dia para depois e assim pensam: amanhã eu faço, ainda não estou pronto, ainda não é o momento.
Em última instância, administrar o TEMPO é planejar nossa vida, ou seja nós. Planeje onde quer estar daqui a 3, 5, 10 anos. Crie estratégias, transforme objetivos em metas dando prazos quantificados e como serão alcançados. Ser produtivo não é estar ocupado e se você não sabe onde quer chegar, provavelmente jamais ira chegar lá, por mais tempo que possa ter.
Quando o nosso TEMPO termina, acaba a nossa vida. Não há maneira de obter mais. Portanto, tempo é vida. Quem administra o tempo ganha vida, mesmo vivendo o mesmo tempo. Prolongar a duração de nossa vida não é algo sobre o qual tenhamos muito controle. Aumentar a nossa vida ganhando TEMPO dentro da duração que ela tem é algo, porém, que está ao nosso alcance. Basta ter esforço e determinação. A expressividade da conquista dos objetivos está diretamente relacionada a dois fatores que se equalizam – a estratégia e a tática. Buscamos o equilíbrio entre a conquista dos objetivos e TEMPO desprendido, faz-se necessário transcender – isto é, dispor de TEMPO livre e estar preparado para usufruí-lo.
Lembre-se sempre que falamos em mudanças, o mais importante não é a velocidade mas a constância e o ritmo das mesmas.
O TEMPO é um recurso precioso, que não pode ser recuperado, ou expandido, portanto saiba usá-lo pois ele proporciona oportunidades iguais para todos.
Saber administrar o TEMPO não é ficar escravo do relógio, contando cada minuto, é ganhar autonomia sobre a sua vida.

Todos os direitos reservados ao autor Luiz Felipe Nicolato ®

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou dotexto e tem algo a dizer sobre ele, por favor, comente-o, mas, somente comentários relativos ao conteúd do blog, caso contrário poderá usar o MURAL DE RECADOS.
Obrigada pela visita!
Que seu dia seja perfeito e de muita PAZ.