terça-feira, 25 de outubro de 2011

Informação ou Desinformação?



O maior problema da raça humana foi à escassez de informação.

Havia buracos imensos naquilo que nos faltava saber, desde continentes desconhecidos até saber o que fazer com as informações que recebemos constantemente.

Com o avanço da tecnologia, o volume de informação é imenso, mas, se analisarmos, é de pouca qualidade.

Percebo que estamos em um caminho inverso da educação.

Com inversão de valores que vivemos hoje, estamos seguindo os passos próximos ao do analfabetismo. Sim, um analfabetismo por um excesso de informação de má qualidade que leva cada cidadão em um nível de sentido adormecido onde questões de grande importância são deixadas de lado.

A informação não importa de onde ela vem, devemos aprender a ser um consumidor de informação válida para construirmos um ser melhor e em consequência um mundo melhor.

Estamos vivendo a era do abuso tecnológico e de forma egoística esquecemos em valorizar o que temos de melhor, nós!

Se analisarmos por um aspecto lógico, observaremos que há pessoas prejudicadas e outras beneficiadas pela assimetria da informação, e, no entanto, a política educacional liga pouco ou quase nada.

Os problemas existentes no século passado continuam sendo o do mundo atual e tratamos cada um deles como se fosse apenas problemas antigos e sem soluções para os mesmos.

Antigamente, um político limitava-se apenas a um representante da vontade popular do povo e para povo restando apenas passar a informação por um filtro de ideologias, das classes sociais. Hoje, nem precisamos tecer comentários ...

A questão é que hoje produzimos mais informações do que somos capazes de sintetizar, ou seja, não sabemos mais o que fazer com tanta informação.

Sejam pessoas ou organizações, algumas estão cientes de que somos diferenciados uma das outras pelo o que sabemos e como fazemos.

Quando paramos para analisarmos estas informações, notaremos que são apenas dados, mas, como transformar dados em informações?

Em um contexto geral, e quando sabemos fazer o que fazer com as informações que temos em diversos segmentos de nossas vidas. Portanto, só obtemos alguma informação quando extraímos algo do volume de dados que conseguimos analisar e relacionar com algum conhecimento que temos.

A principal relação de atividade na construção da chamada inteligência esta na forma como gerenciamos o conteúdo e utilização destas informações obtidas em conhecimento.

Apenas ter conhecimento não proporciona por si só nada, somente aliado ao que e como utilizaremo-las é que fará a diferença.

Quando detemos o conhecimento poderemos esta no papel de mediador e reformador de cidadãos onde o uso adequado do conhecimento irá levar a cada um a busca do conhecimento em bibliotecas, escolas, públicas e universitárias.

Não permita que uma falta de política educacional possam destruir seus sonhos.

Busquemos alternativas para o conhecimento. Sejamos havidos de conhecimentos.

Entretanto, que cada um de nós, no final saiba como usar de forma assertiva o uso deste conhecimento.

Todos os direitos reservados ao autor Luiz Felipe Nicolato ®

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