segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dor e Sofrimento Humano


 

Falar da dor e sofrimento do homem se torna fácil, principalmente tratando-se da dor alheia.

A dor e o sofrimento são de cada um, são fatos únicos. Trata-se de  cada criatura  perceber em como torna-las mais leve o julgo. Peço desculpas e perdão antecipadamente se em algum momento parecer grosseiro.

A dor pode ter as suas causas em vidas anteriores quando violámos as leis de Deus, ou nesta vida mesmo, quando em um momento em que não estamos atentos caímos nas armadilhas da nossa imprevidência, do nosso orgulho ou ambição e, por consequência, sofremos imediatamente ou acumulamos novos débitos para o futuro.

Podemos ter uma certeza, tudo é gerado pelo nosso mal proceder. Todos nós, em algum momento iremos nos deparar com a dor, queiramos ou não, existindo aparentemente uma razão ou não.

É a dor que, muitas vezes, nos reajusta no caminho, nos aproximando de Deus Nosso Pai.
  • Deus, que é soberanamente justo e bom, criou as leis que são perfeitas.
  • Quando vivenciamos essas leis, ficamos equilibrados e somos felizes.
  • Todas as vezes que violamos essas mesmas leis entramos em desequilíbrio.
  • Para nos reequilibrarmos é necessário reajustarmo-nos com as leis de Deus.
  • Este reajuste pode-se dar pelo amor ou pela dor.
  • Como a nossa capacidade de amar ainda é muito limitada, acabamos por nos reajustar através da dor, pelo que, esta, tem uma função educativa e não punitiva como muitos creem.
Mas será que sabemos realmente encarar a dor?

O Espiritismo é chamado de Consolador. Mas por quê?

O espiritismo mostra-nos uma linha de tempo que para nós tem um início e não tem fim, mais, mostra-nos que nesta linha temporal estamos vivendo apenas um pouquinho dela, ou seja, temos um passado e um futuro através de outras vidas (encarnações).

Mas o que será que isto tem a ver com o adjetivo -Consolador- ?
Bem, se temos um passado noutra vida, podemos explicar por que sofremos, por que somos testados ou temos ainda expiação.
Mas que prova é esta?

E o que é esta tal de expiação?

Prova - Na escola temos aquilo a que chamamos de prova ou teste em que se demonstra se aprendemos aquilo que nos foi apresentado em teoria; esta pode ser uma analogia a alguns eventos da nossa vida;

Expiação - Nós podemos tratar aqueles que estão ao nosso lado com carinho ou com desafeto, nós podemos escolher.

Mas se escolhermos o desafeto, Deus, e somente ele, nos pode colocar na posição do ofendido noutra vida (ou na actual) para sentirmos aquilo que o nosso irmão, aquele que estava ao nosso lado sentiu aquando de nosso desafeto.
Bem e Mal Sofrer

Como eu poderia expor algo de uma maneira tão simples quanto aquela que está exposta no Evangelho Segundo o Espiritismo? (Capítulo V Bem- Aventurados os Aflitos)

Pois aí apresento a parte deste livro que tem exatamente este título, Bem e Mal Sofrer, e da qual me permiti fazer, somente alguns comentários, no entanto todos vocês, poderão com uma leitura atenciosa, poderão analisar mais tranquilamente em casa:

Quando Cristo disse: «Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos
Bem-aventurados os que padecem de perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Jesus, não se referia de modo geral aos que sofrem, visto que todos quantos se encontram na terra sofrem, quer ocupem tronos, quer durmam sobre a palha.
Mas, ah! Poucos são aqueles que sofrem bem; poucos são aqueles que compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-nos ao reino de Deus.
O desânimo é uma falta.
Deus nos recusa consolações, desde que nos falte coragem.
A prece é um apoio e um consolo para a alma, contudo, não basta. É perciso que tenhamos uma fé viva na Bondade e Misericordia de Deus. ELE, muitas vezes mostrou-nos que não colaca fardos pesados em ombros fracos. O fardo é proporcional às forças, como a recompensa também o será a resignação e a coragem.

Mais opulenta será a recompensa, do que penosa a aflição. Cumpre, porém, merecê-las,e é para isso que a vida se apresenta cheia de tribulações.
O militar não é mandado para as linhas de fogo, fica descontente, porque o repouso no campo nenhuma subida de posto lhe faculta.
Seja, pois, como o militr e não desejemos um respouso em que o nosso corpo se enervaria e se entorpeceria a nossa alma.

Alegremo-nos, quando Deus nos enviar para a luta.

Somente enfrentando as dores o fardo tornar-se-á leve. Com o Amor do Pai Celestial e os exemplos de Jesus Cristo, nosso julgo sempre será leve.

Quem sabe, se, deixarmos de chorar, de fazermos de nosso dia um peditório, e orarmos com o coração e agradecermos nosso dia e pelas maravilhas que possuímos, possamos suportar o julgo...

 Louvado sejas,  meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o senhor irmão sol;  que clareia o dia e, com a sua luz, nos ilumina.

Louvado sejas,  meu Senhor, pela irmã lua e as estrelas que no céu formates, claras, preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é muito útil, humilde, preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, com o qual ilumina a noite. Ele é belo e alegre, vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, ela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa. Produz frutos diversos e coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conforme à tua santíssima vontade, porque a segunda morte não lhes fará mal. Francisco de Assis.


Todos os direitos reservados ao autor Luiz Felipe Nicolato ®

2 comentários:

  1. Queria parabeniza-lo pelo maravilhoso trabalho e dizer que esse texto particularmente me ajudou bastante ...um abraço da sua nova amiga ..Dani!!

    ResponderExcluir
  2. Precisava ler esse texto, principalmente pelo momento que estou passando.
    Parabéns Luiz Felipe pelo seu trabalho. Desejo que a tua força e teu conhecimento espiritual continue sendo partilhado conosco aqui no blog.
    Muita Paz!
    Aparecida (sua nova amiga da sala da uol)

    ResponderExcluir

Se você gostou dotexto e tem algo a dizer sobre ele, por favor, comente-o, mas, somente comentários relativos ao conteúd do blog, caso contrário poderá usar o MURAL DE RECADOS.
Obrigada pela visita!
Que seu dia seja perfeito e de muita PAZ.