quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Perseverar



O que vem a ser uma pessoa perseverante? Aquele que não desisti! Em nossas vidas, muitas vezes desistimos de metas, projetos ou mesmo da vida por pequenos problemas e por não compreendermos nosso papel no mundo.

É fácil falar que a vida é complicada! Na verdade, nós é que a complicamos por não sabermos o verdadeiro sentido do que e para que nascemos.

 Quando superamos um desafio surge logo outro em seguida. Sempre encontraremos dificuldades e provavelmente iremos falhar inúmeras vezes, mas se formos perseverantes e sinceros em nosso propósito de vida, as dificuldades não representarão um obstáculo. Com perseverança, podemos seguir adiante sabendo que é possível nos tornarmos pessoas melhores, mais flexíveis e disponíveis para nos ajudarmos e aos outros.

Certa vez, Lama Gangchen nos disse espontaneamente: Esforço sem perseverança, cansa. O esforço deve, portanto, ser consciente. Precisamos saber para onde estamos indo.

Segundo o budismo, a perseverança é uma virtude, resultante do desenvolvimento da generosidade, da disciplina e da paciência.

A generosidade, a disciplina e a paciência nada mais é que uma demonstração de caridade.

Assim, iremos chegar a uma compreensão da  máxima da Doutrina Espírita  Fora da caridade não há salvação!

Caridade, é a expressão máxima da entrega ao amor ao próximo...

No  Livro dos Espíritos na questão de nº 886 Kardec pergunta: Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus? “Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

Parafraseando São Vicente de Paulo “Tanto o amor como a caridade torna-se complemento da Lei de justiça, já que amar o próximo e fazer ao próximo o que desejamos que nos sejam feitos”.

Na questão de nº  887.do L.E. “ Jesus também disse: Amai mesmo os vossos inimigos. Ora, o amor aos inimigos não será contrário às nossas tendências naturais e a inimizade não provirá de uma falta de simpatia entre os Espíritos?

“Certo ninguém pode votar aos seus inimigos um amor terno e apaixonado. Não foi isso o que Jesus entendeu de dizer. Amar os inimigos é perdoar-lhes e lhes retribuir o mal com o bem. O que assim procede se torna superior aos seus inimigos, ao passo que abaixo deles se coloca , se procura tomar vingança.”

Sendo assim, com a prática da generosidade, perderemos o medo de nos comunicarmos e abrirmo-nos para a vida. Com disciplina, superamos o medo de agir e nossas ações se tornarão claras. Por meio da paciência, conquistaremos a segurança necessária para dar continuidade sem olhar para trás.

Não basta termos a intenção de manter uma forte força de vontade para termos perseverança.

 A capacidade de mantermo-nos determinados mantém-se ativa com o amadurecimento destas três habilidades. Não é a velocidade da mudança que conta, mas, a constância da mudança que irá levarmo-nos próximo do objetivo desejado.

A perseverança está baseada na alegria de podermos olhar para dentro de nós com espaço, disposição e compaixão, isto é, aceitando o processo de mudança que nos libertará dos padrões negativos do apego, aversão, ignorância, avidez, orgulho, inveja e ciúme.

As etapas para desenvolver a perseverança são:

Resgatar a generosidade para conosco mesmos. Cultivar a generosidade em si mesmos é darmo-nos uma nova chance para recuperarmos nossas forças. Como, por exemplo, respondendo à seguinte pergunta: Como posso me amar mesmo não sendo amado? Cultive a idéia que de você é capaz de se levantar por seus próprios esforços.

Disciplina para cultivar a aspiração de ser quem você quer ser. Deixe-se inspirar pelo incentivo daqueles que vêm o positivo quando você perdeu a clareza. A aspiração é a base de nossa motivação. Inicialmente, precisamos despertar a vontade de sermos como quem admiramos, para então reconhecer que já possuímos o mesmo potencial que necessita ser desenvolvido. Como o arco e a flecha. A motivação é a direção para a qual dirigimos a flecha; a aspiração é a força que usamos para puxar o arco.

Paciência para manter a mente ligada à motivação, sem se ater a resultados imediatos. Não se deixe levar pelas preocupações que você não pode resolver agora. E procure não se expor enquanto não estiver pronto. Reconhecer nossos limites e respeitá-los assegura a nossa energia vital.

Seja  assim: O homem verdadeiramente bom procura elevar aos seus próprios olhos aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa.

 
Desta forma, lembremo-nos das palavras de Jesus “Amemo-nos uns aos outros e façamos aos outros o que quereríamos que nos fosse feito”.

Simples, porém não é fácil,  precisaremos antes avaliar o que somos em um processo de reforma constante.

Somente quando nosso íntimo estiver em comum acordo com nossas atitudes e que seremos merecedores do reconhecimento da caridade moral.

Não devemos confundir cansaço físico e mental com nossa auto-imagem. Podemos estar desanimados por falta de energia vital, mas isso não significa que perdemos a perseverança. Nesse caso, é só descansar. Alimentar-se bem e dormir, que a confiança para seguir em frente é recuperada.

Antes de qualquer expectativa de realizações rápidas, temos que refletir que ninguém é perfeito desde o começo.

Ser capaz de voltar para o Zero e recomeçar pode ser muito estimulante. Pois quando estamos com a sensação de que já sabemos tudo, paralisamos nosso aprendizado.

A sensação de estar começando algo novo é refrescante, pois há curiosidade e disposição. Nunca desista. Às vezes, somos pegos pelo medo do desconhecido e desistimos no momento mais intenso de nossa jornada, justamente porque pressentimos que o que está para ocorrer é real.

Para muitos, uma utopia, uma palavra de efeito.

Para quem aceita os Ensinamentos do Mestre Jesus, como o único caminho para a felicidade e a paz dos homens, amar ao próximo é um ideal a ser conquistado.

Mas, antes de amar ao próximo, o próximo mais próximo somos nós. Por isto, a perseverança se torna necessária para que possamos ser melhores hoje do que fomos ontem.


Todos os direitos reservados ao autor Luiz Felipe Nicolato ®

Um comentário:

  1. Não existe quem não seja amado,sempre se É,por algum motivo,comportamento,exemplo,caratér,sempre se tem um alguém nos amando,e a perseverança é o que nos move,aceitando nossos limites,quedas,falhas...feliz quem crê em Cristo e em si mesmo,bjksss!!

    ResponderExcluir

Se você gostou dotexto e tem algo a dizer sobre ele, por favor, comente-o, mas, somente comentários relativos ao conteúd do blog, caso contrário poderá usar o MURAL DE RECADOS.
Obrigada pela visita!
Que seu dia seja perfeito e de muita PAZ.