domingo, 25 de abril de 2010

Indisciplina Humana

De um modo geral, poderemos observar que a indisciplina se faz presente em vários ambientes. Somos indivíduos e por consequência diferentes um dos outros, no entanto, o comportamento humano possui alguns aspectos em comum. Não importa onde estejamos, seremos sempre reflexos de nossas ações.
De um modo simples, questões indisciplinares estão diretamente ligadas à questão social, que leva a questão da educação de um modo geral. O governo transfere sua responsabilidade para a sociedade onde os pais acham que é a escola que deveria cuidar da educação dos filhos.
Por este caminho, como forma de poder ter uma vida mais digna, professores se desdobram para uma rotina de trabalho maior que a suportada levando a uma distorção do que realmente e ser um educador, ou como gosto de firmar, um facilitador pedagógico.
Assim, com falta de respeito, indisciplina e sem motivação alguma tanto por parte dos alunos como dos educadores, o ensino hoje vive um caos de um forma mais ampla que possamos imaginar.
Pergunto: o que leva tanta indisciplina na educação? Conversa paralela, dispersão, falta de respeito com os professores e com os colegas e o pior com eles mesmos já que são os mesmo que são prejudicados.
Hoje, a questão da indisciplina, leva a falta de vontade de aprendizagem, já que somos imediatista e o estado com atitudes assistencialistas facilitam à visão distorcida dos pais que sempre iremos ter o que comer, pois o estado nos irá fornecer. Levando os filhos a uma vida sem grandes aspirações.
Resta aos educadores hoje uma atitude mais de ações concretas do que simples pesquisas esquecidas no papel.
Sejamos coletivos em vês de sermos individuais e .solitários em medidas abstratas.
Podemos levar aos alunos em metodologias de ensino nada convencionais, como dinâmicas, já que o fato de sempre esta no mesmo ambiente leva ao desconforto e sem motivação. Buscar alternativas em didáticas onde o aluno poderá ter suas ações mais centradas e com possível melhora no interesse dos assuntos vistos levando a uma mudança de comportamento.
Tudo é visto de uma forma simples, já que somos o que pensamos e o que vemos como modelos.
Será que estes paradigmas existentes que segue hoje não esta na hora de ser quebrado?
Inovar e o que imagino ser o melhor caminho. Sairmos da inércia para irmos de encontro com o que “Senhores do poder” jamais irão fazer, já que a idéia é que continuemos alienados ao que vivemos.
Despertar o interesse pela leitura, por jogos didáticos, poderá ser uma alternativa, mas, nada será melhor do que mostrar o que a mudança de comportamento poderá trazer.


Agora.. para uma reflexão...
1) Qual o dia mais importante de sua vida?
2) Qual o momento mais importante de sua vida?
3) Qual a pessoa mais importante de sua vida?
4) O que você poderá fazer para tornar esta pessoa mais feliz?
5) Se for preciso por uma mudança, quem deverá começar esta mudança?

Estas questões fazem parte a essência do servir, e é o que somos, mero servidores do conhecimento continuado.

Pense nisto


Todos os direitos reservados ao autor Luiz Felipe Nicolato ®

2 comentários:

  1. Oi, L.F. Agora que terminei(ou quase)a minha tarefa, já posso comentar rs
    Vim fazer duas coisas no seu blog: primeiro, deixar meu desejo de boa sorte e dizer que torço imensamente por você. Segundo, li seu texto e refleti. Refleti não apenas como leitora do blog, mas como professora. De onde vem a indisciplina dos alunos? Mas, afinal, o que é indisciplina? É resultado de uma aula chatíssima? É falta de autoridade do professor? É o aluno desmotivado e um professor também desanimado?
    Quem desvaloriza o professor? O governo? Ele mesmo? Tantos professores me disseram para não ser professora e persisti. Acho que tenho feito bem o meu trabalho. E, graças a Deus, ainda não tive grandes problemas de indisciplina, só pequenos (mas destas eu até gosto rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Ângela Campanha4/25/2010 7:28 PM

    Luiz Felipe,

    muito oportuno o artigo, estamos vivênciando momento em que o repensar de posturas e a reflexão sobre a nossa função cidadã são fundamentais para a construção de um país melhor.
    A sala de aula é o ambiente imediato ao familiar e a leitura da sociedade em que vivemos, tanto as ações quanto as omissões, tem efeito imediato nas relações da comunidade escolar. Acredito que somente unindo forças é que se poderá minimizar até que se consiga resgatar o ambiente ordeiro necessário ao bom desempenho escolar. Escola+aluno+família e não apenas o empenho solitário dos professores .

    ResponderExcluir

Se você gostou dotexto e tem algo a dizer sobre ele, por favor, comente-o, mas, somente comentários relativos ao conteúd do blog, caso contrário poderá usar o MURAL DE RECADOS.
Obrigada pela visita!
Que seu dia seja perfeito e de muita PAZ.