sábado, 1 de maio de 2010

Tristeza e Melancolia


Em uma poesia, poema ou música, sempre vem acompanhada de tristeza e melancolia. Mas, na prática, a solidão pode ser sinônimo de liberdade, além de uma fonte inesgotável de auto conhecimento.
Algumas vezes poderá ser algo sombrio, um mergulho na tristeza e melancolia. Neste momento irá fazer uma pergunta: O que esta acontecendo comigo? Certamente não ira obter uma resposta simples e já deve ter percebido que tudo perdeu a graça dizem que ao lado da tristeza e melancolia, esta a desesperança e  a certeza de que a morte está próxima. Não exatamente à  morte física, mas a morte das emoções, dos sentimentos e do desejo de viver. Isto chega a ser uma doença, talvez a pior e a mais trágica e perigosa das doenças da humanidade: a depressão. Poderá ainda buscar em você as respostas para estas dores, mas irá fugir de ouvi-la, mas se continuar fugindo, tudo continuará como está. E até quando conseguirá suportar? Será que seu corpo já não está dando sinais que nada está bem? Irá notar que suas manifestações são devastadoras e capazes de sugar até a última gota de energia. Irá nos levar a um isolamento, a uma apatia generalizada e que irá atingir todos os aspectos da vida. Em síntese, a depressão é a doença da alma representada por uma dor subjetiva e inefável, que seqüestra quem a possui e o faz caminhar por um abismo muito escuro. Se não tomarmos medidas adequadas e em tempo hábil, o destino de quem sofre com a doença pode ser o “fundo do poço”. Este fundo do poço chega a uma depressão onde o pesar, chega a ser um luto diário. Não uma morte física mas da alma. Em ultima analise, vive-se uma situação de alternâncias, momentos bons e ruins, como todos nós estamos sujeitos, e dependendo da capacidade de cada um lidar com a situação chega a ser um aspecto negativo onde poderá dar origem a doença.
Após estar instalada sente-se uma constante angústia, mau humor, irritabilidade, pessimismo, sensibilidade excessiva, culpa, auto piedade, desejo de morrer, falta de concentração dentre tantos outros sintomas. Normalmente, a busca para a doença esta nas dores físicas, quando , na verdade, sofrem mesmo de problemas da alma.
O que para algumas pessoas representa o fim para outras não passa de fatos tristes, mas vêem na superação o motivo de continuar a viver. Dar a volta por cima, mesmo com dificuldades, agora, para outros representa ir ao fundo do poço e não voltar mais.
Algumas pessoas parecem sabotar as suas próprias oportunidades para uma vida feliz, e acabam por permitirem-se fugir de suas mágoas sem resolve-las e criando defesas que em longo prazo podem fazê-las sofrer muito mais. Um exemplo: Por que a ingestão de alimentos ou bebidas alcoólicas em excesso quando está triste, magoado? Não está na hora de repensar o que mais pode nos dar prazer além disto? Um dos fatores que mais leva à tristeza geralmente encontrados são em relacionamentos afetivos. São relações sem prazer com muitas cobranças e com muita distorção emocional. Mas será que vai adiantar devorar uma caixa e chocolate ou um litro de vodka? Será que você irá se satisfazer com tão pouco? Não crê que mereça mais? Creio que sim!!! Agora, antes de tudo é preciso reconhecer a existência da insatisfação em você para buscar como agir e seguida Se faz necessário ter coragem e um elevado grau de amor por você mesmo para enfrentar cada um dos problemas em vez de fugir dos mesmos. Ninguém poderá cuidar de sua vida nem de seus problemas por você. Eles jamais irão desaparecer a menos que você decida resolvê-los. Acredite que você é capaz! Se você não acreditar no que é capaz, quem irá acredita? Não busque no acaso razões para sua felicidade, busque em você e investigue o que ocorre dentro de você e em sua vida e prepare-se para escolher o Caminho da felicidade, da paz e do amor. Não demore um minuto a mais em fazer algo por você, ou irá querer continuar como está?



Todos os direitos reservados ao autor Luiz Felipe Nicolato ®

3 comentários:

  1. Maria Sergivanha5/02/2010 2:00 PM

    Muito bom o texto...é notório que as pessoas que têm mais sencibilidades pra poemas, composições ou outros...estão quase sempre nesses momentos melancólicos e é interessante como conseguem se expressar ....É bem verdade que na vida existem momentos felizes e momentos tristes nunca um deles permanecem...Se faz necessàrio que busquemos essa FELICIDADE sempre....

    ResponderExcluir
  2. Vivi grande tristeza longa e é exatamente assim como retrata o autor, cada frase, cada palavra. Hoje estou bem, não demorarei mais em fazer algo por mim mesma. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Querido Luiz, hj estou em um desses dias de tristeza e melancolia, então resolvi procurar uma resposta e digitei no google "o que está acontecendo comigo?", fui em imagens e me distraindo resolvi abrir a pintura, que provavelmente seja de DALI, e me deparo com esse texto que foi enviado por DEUS por intermédio de vc! Foi há quase um ano, mas o tempo é algo inventado pelo homem... Que vc continue sempre iluminado assim! Abraço!

    ResponderExcluir

Se você gostou dotexto e tem algo a dizer sobre ele, por favor, comente-o, mas, somente comentários relativos ao conteúd do blog, caso contrário poderá usar o MURAL DE RECADOS.
Obrigada pela visita!
Que seu dia seja perfeito e de muita PAZ.